RSS

sábado, 10 de outubro de 2009

Olá a todos!

É verdade...depois de uma longa ausência aqui estou eu desta vez com um filmezito: FAME.
FAME foi inspirado numa série dos anos 80 com o mesmo nome, e relata a história de oito adolescentes que procuram uma vaga na Escola de Artes Performáticas de Nova Yorque. A série eu não vi, mas quem a seguiu de bem perto diz que é muito melhor que o filme. Chegas ao fim e perguntas: "já acabou?". Nada como verem e trabalharem numa opinião própria, pois como sabem isto é tudo muito subjectivo.


A propósito disto informem-se sobre o Cartão Cultura Sábado. Na compra de um bilhete, o segundo é grátis, em cinemas, teatros, espectáculos, concertos, etc.. Por apenas €5 podemos usufruir durante um ano das vantagens deste Cartão.

Para mais informações consulte www.cartaosabado.com.

Aproveitem!!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Blind Zero

Mais uma vez na music box da bluestore da tmn na Boavista (a tmn vai ter de começar a pagar publicidade), desta vez para um concerto intimista de uma das melhores bandas portuguesas. Blind Zero no palco, menos de 50 pessoas na plateia e uma hora de boa música...
Percorreram vários anos de carreira com músicas desde o seu início até ao último single do trabalho "Luna Park" com tempo para uma versão de "where is my mind?" dos The Pixies...
De realçar a simpatia da Banda (todos os músicos, sem excepção), o à-vontade e a proximidade ao público. Ver concertos assim, é outro nível!


sexta-feira, 5 de junho de 2009

Asas - Companhia dos Pés



"Espectáculo aéreo que explora um dos mais antigos sonhos do ser humano: a capacidade de voar. Construído a partir de técnicas verticais, Asas possibilita a ilusão de uma nova dimensão espacial. Os intérpretes/bailarinos desenvolvem movimentações que parecem enganar a gravidade e dar ao homem a possibilidade de olhar e atingir o alto. A relação com as estruturas arquitectónicas onde se desenvolve o espectáculo é de âmbito poético. Explora-se ao mesmo tempo o ar e o concreto. Esta é a imagem do ser humano a viver ainda sonhos de infância em grandes construções urbanas."

O espectáculo teve lugar na torre dos Clérigos e integrava o FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). Apesar da relativamente curta duração, podemos dizer que foi um bom espectáculo. A coreografia, apesar de não parecer extraordinária, valia pela invulgaridade do cenário e pelas dificuldades inerentes ao facto de se estar suspenso por uma corda. Só dava vontade de escalar a torre e fazer o mesmo... Os bailarinos são extremamente simpáticos.
Venham mais! Lá estarei!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

James Morrison em Portugal


No dia 25 do santissimo mes de Maio, a Guestlist tmn proporcionou um concerto restrito a um pequeno grupo de corajosos que se atreveram a mostrar os seus dotes vocais... ou nao!



Na primeira visita a Portugal, James Morrison cantou e encantou na loja da tmn.. Foi um concerto um tanto ou quanto intimista, caloroso e muito fugaz, que fez crescer a curiosidade daqueles que mal conheciam o seu trabalho, e que incrementou as expectativas de um grande concerto, em terras lusas!



Já que nao conseguimos postar o video, deixamos aqui uma histrografia do seu mais recente album...

domingo, 24 de maio de 2009

Saia Curta e Consequências


SINOPSE: « Gosta do meu rabo ? Não pára de olhar para ele é porque gosta ! »
Antes de ter tempo para uma resposta, o nosso personagem masculino, sentado a ler o seu artigo de economia, num banco de jardim, vê-se confrontado por aquela mulher revoltada com os homens. Ela, decidida a ajustar contas com o primeiro que lhe aparecer, lança-se num desafio arriscado que passará por ameaças, declarações e até confissões inesperadas.
« Você vem de saia curta… porque está calor. E de botas altas… porque está frio »
Depois de um primeiro round claramente derrotado, o homem mostra-se capaz de contestar e de elaborar o seu contra-ataque. E a situação torna-se ainda mais surpreendente. As duas personagens vão agora a caminho dum “encontro” que mudará as suas vidas para sempre.
O texto de Devolder mostra-se no seu esplendor, cheio de surpresas. Aquilo que poderia ser um banal momento retirado de um qualquer texto de revista, eleva-se e leva-nos com ele, fazendo-nos rever e reflectir sobre a nossa própria alcova e sobre as nossas relações com o sexo oposto. O amor é visto e analisado de todos os ângulos, e descobrimos que a procura pela Paixão absoluta, que todos alimentamos secretamente, é, afinal, o tema central da nossa peça.
E sorrimos e rimos, durante pouco mais de uma hora, de nós e de todos os nossos amores que ali vemos dissecados, partindo com o secreto desejo de passar por um qualquer banco de jardim e termos a oportunidade de vivermos o nosso « encontro ».

Peça simples sobre o amor. Algo banal mas agradável de ver. Conta a história de um amor vivido por umas pessoas muito diferentes a início, mas que com o passar do tempo, e à medida que se vão conhecendo, "pesando os prós e os contras", acabam por ser mais parecidos do que julgam.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Porto em Directo


Sinopse: "Uma criação colectiva que fala da cidade do Porto e das pessoas que a habitam, como se fosse um programa de televisão. Sete actores, 70 personagens, 44 situações, 20 canções e 100 minutos cheios de humor. “Falamos da nossa Cidade, amamos a nossa Cidade, cantamos a nossa Cidade”. Este é mais um espectáculo sobre o Porto!"

Em exibição no Café-Teatro do Teatro do Campo Alegre, esta peça tem o poder de nos surpreender a cada minuto. Para quem vive no Porto ou percorre as ruas desta cidade diariamente será como transformar a sua rotina em espectáculo (e que belo espectáculo!). Para quem não lhe pertence é uma boa oportunidade de conhecer as particularidades de um povo peculiar, afectuoso e multicultural. Retrata a Invicta na perfeição. Envolve o público de uma forma única. É impossível não nos sentirmos em casa enquanto vemos o retrato da nossa Cidade e saboreamos um cálice de Porto.

Em exibição até 30 de Junho / 2009
LOCAL: Teatro do Campo Alegre
HORÁRIOS: de 3ª a Sábado – 21H45
Domingo – 16H00

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Tambores na Noite

"O texto, o segundo da dramaturgia de Bertolt Brecht mas nunca por ele encenado, coloca em paralelo um drama familiar e os ecos da fase final da Revolução Espartaquista, conflito que decorreu na Alemanha durante a I Guerra Mundial, sob a liderança da filósofa marxista Rosa Luxemburgo."

Trata-se de uma história de amor demasido típica no seu essencial mas que é retratada em palco de uma forma capaz de a tornar diferente de todas as outras. Vale pelo espectáculo mas sem grande mensagem a reter.

"Não se ponham com esse olhar tão romântico"

quinta-feira, 19 de março de 2009

Café Au Lait

Mesmo ao lado do Café-bar Galerias de Paris podemos encontrar o Café Au Lait. Esta zona é rica em bares onde podemos passar um pouco da nossa noite. O nome é francês, não estivessemos nós na Rua Galerias de Paris, segundo algumas pessoas a "rua mais bonita do Porto". Assim se cativam as pessoas.
À entrada vemos numa pedra de granito a inscrição "Café Au Lait" como se fossem palavras feitas de chocolate que escorrem lentamente. A decoração é contemporânea e o ambiente é agradável e descontraído, tão descontraído como o rapaz que nos veio atender (quem foi comigo sabe do que falo :P). Existe a "happy hour" do chá. Não é pretendido fazer deste espaço uma casa de chá mas se o cliente quiser, é levado junto a ele um tabuleiro com cerca de 20 variedades. Durante esta "happy hour" todos os chás são a €1.5o.
Com uma refeição ligeira, com um chá ao fim da tarde ou mesmo com um copo à noite com os amigos, o Café Au Lait acompanha o nosso quotidiano.
É com certeza uma experiência a repetir.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Café-bar Galerias de Paris

O café-bar Galerias de Paris, situado na Baixa do Porto, na rua que lhe dá nome, tem um mundo só seu. Há quem diga que faz lembrar o Deux Moulins, o café do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain". Talvez pelo ambiente aconchegante, pela madeira, pelo bricabraque, quiça pelo quadro com a sanita, ou pela música do Senhor simpático do piano que nos embala..

Podemos lá ir tomar o pequeno-almoço, almoçar, lanchar, ou beber um copo depois do jantar e pela noite dentro.

Espaço óptimo para cavaquear e alegrar a alma com uma cerveja ou com um simples café. É impossivel ficar alheio ao ar cinematográfico do café-bar que deixa ver, em ecrã panorâmico, o movimento dos transeuntes e dos carros.

É impossivel deixar de lá voltar. Boa oportunidade para fazermos um intervalo, pelo menos por instantes, no filme que é a nossa vida e deixarmo-nos envolver pelo som de umas teclas sabiamente tocadas.



Churrasco da FAUP

O churrasco da FAUP (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) é um evento que se realiza exporadicamente no exterior das suas instalações. No passado dia 26 de Fevereiro a animação foi grande e como não poderia deixar de ser o tema foi o Carnaval. O certo é que nem toda a gente foi mascarada mas nem a Familia Simpson nem a Amy Winehouse faltaram (sim, ela esteve em Portugal!). Devo admitir que estava fantástica.

A boa disposição é total. O ambiente é agradavel e muito heterogéneo. Aqui é possivel encontrar pessoas de diferentes nacionalidades. A música é boa, mas ainda que não o seja a dada altura isso torna-se um bocado indiferente, sobretudo se tivermos uma amiga atrás do balcão das bebidas que nos sacie a sede ;) Esta é uma boa alternativa para quem gosta de dançar e beber longe do ambiente fechado das discotecas.

Mantenham-se informados.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Vera Cruz

Situado no centro da cidade do Porto, a meio da rua de Cedofeita, o Vera Cruz abriu portas há menos de um mês. Apresenta uma combinação interessante de linhas modernas e utensílios rústicos que traz para os nossos dias toda a tradição do café, do chá e uma pitada de chocolate. Prima pela variedade de produtos disponibilizando cerca de 60 chás e outros tantos cafés simples, exóticos ou combinados com chocolate ou outros doces sabores.
Para não ter de sair de casa sempre que desejar um chá exótico ou um café especial, este estabelecimento vende o café em grão e as ervas para o chá!

(+) variedade de produtos.
(+) decoração.
(=) preço médio entre 1,5 e 2€.
(=) espaço para não fumadores.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Pherrugem

Localizado no coração da cidade do Porto, bem próximo da praça Carlos Alberto, este bar brinda-nos com um ambiente rústico mas descontraído. Uma decoração sombria e prepositadamente enpherrujada contrasta com um público ousado e bem disposto. Próprio para um bom serão entre amigos.

(+) localização
(+) decoração
(+) programação musical
(=) preço
(=) local para fumadores

Rua das Oliveiras n.º83, Porto
website

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Rita Redshoes @ Cine Parque de Vizela

A Câmara Municipal de Vizela promoveu o concerto de Rita Redshoes, no dia 7 de Fevereiro, no Cine Parque da mesma cidade.
Não foi o melhor concerto da cantora mas foi um bom concerto se tivermos em conta o espaço e o tipo de público. Com algumas músicas que não integram o álbum, versões de músicas conhecidas de todos e uma excelente interacção com a plateia, animou um público diferente do habitual nos seus concertos.
É de louvar a iniciativa da Câmara Municipal que promoveu um concerto de qualidade com um grande nome da nova música portuguesa e com entrada livre (iniciativa pouco habitual nas cidades vizinhas).

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Kaiser Chiefs @ Coliseu do Porto

"What did you learn today?
I learnt nothing
What did you do today?
I did nothing
What did you learn at school?
I didn't go
Why didn't you go to school?
I don't know
It's cool to know nothing"

É assim que começa um dos grandes hits de uma grande banda! É ao ritmo destas palavras que se vê o Coliseu do Porto aos saltos! Um público muito diversificado realça a universalidade desta sonoridade. A energia vinda do palco é contagiante e é impossível ficar parado só a ouvir...
Na apresentação do último álbum da banda - "Off with their heads" - ouviram-se também muitas músicas de álbuns anteriores... Os hits que os lançaram para o estrelato e aqueles que toda a gente trauteia muitas vezes sem conhecer a banda. E tudo isto em pouco mais de 80 minutos (pouco tempo para quem assistiu, todos queríamos mais)... Mas valeu pela presença fantástica da banda em palco e pela genial interacção com o público.
A primeira parte pertenceu aos Dananananaykroyd, uma banda escocesa que não conhecia, de todo! Mas foi uma agradável surpresa... Num concerto curto (muito curto), apresentaram um conjunto de músicas com uma grande batida. Num conceito diferente, com duas baterias em simultâneo e muita energia deixaram o público com água na boca...

domingo, 18 de janeiro de 2009

The Curious Case Of Benjamin Button


"Sinopse: “Eu nasci sob circunstâncias pouco usuais". É assim que começa "O Estranho Caso de Benjamin Button", adaptado a partir da história de F. Scott Fitzgerald, sobre um homem que nasce com oitenta anos e regride na sua idade: um homem, como qualquer um de nós, que é incapaz de parar o tempo. O filme conta a história de Benjamin e da sua "viagem" fora do comum, das pessoas e lugares que descobre ao longo do seu caminho, dos seus amores, das alegrias da vida e da tristeza da morte, e daquilo que dura para além do tempo."

Um estranho e longo filme...estas características são particularmente evidentes quando se vê o filme numa sessão da meia-noite...
Não estava a contar mas acabei por gostar bastante do filme. Enervava um pouco os suspiros que se faziam no cinema quando o Brad Pitt aparecia na idade intermédia, mas felizmente foi durante pouco tempo.
Não li o livro que deu origem, mas acho que explorou bastante a parte idosa da história e pouco a parte jovem, mas se calhar isto ainda dava um filme muito mais longo. Críticos disseram que havia quem achasse o filme aborrecido por ser narrado, mas acho que estava bem.

Não sei se ainda vou a tempo, mas aconselho. Deixo-vos com o trailer.