RSS

domingo, 28 de dezembro de 2008

Blindness

Começando pelo título... Fiquei indecisa se o correcto seria "Ensaio Sobre a Cegueira" ou "Blindness". Não sou grande fã de títulos traduzidos, mas não consigo decidir qual é o original uma vez que vou falar do filme... Talvez "Blindness"... Se considerar este o título original, sempre posso dizer que se fez uma tradução genial para português! Acontecimento raro nos nossos dias...
O filme está muito bom! Não conhecia a história (apesar de ser fã de Saramago, ainda não li o "Ensaio Sobre a Cegueira") mas gostei do que vi no ecran. Não posso falar da colagem ou distanciamento ao livro por isso comento apenas o filme.

"Sinopse: Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Denominada de “cegueira branca”, já que as pessoas atingidas passam a ver apenas uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente num homem no trânsito e, pouco a pouco, espalha-se pelo país. À medida que os afectados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar pelas suas necessidades básicas, expondo os seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue ver é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de cegos tenta encontrar a humanidade perdida."

É um filme invulgar! A história é única (mais ninguém se lembraria de uma coisa assim). A transposição do conceito para a imagem está bem conseguida. Recheado de imagens fantásticas e pormenores brilhantes (em ambos os sentidos do termo), Fernando Meirelles conseguiu passar uma grande carga depressiva sem cansar o espectador. A história não se torna mais leve, não perde nada da força da mensagem, mas torna-se mais fácil de ver.
Quem gosta de ver para além da tela, encontra neste filme um retrato hiperbolizado da sociedade, o destino fatal para onde caminha de olhos fechados e a solução para o caos.
Apesar das muitas críticas negativas, eu considero um bom filme.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Flower Power

Acontece com alguma frequência no n.º 2 do Largo Prof. Abel Salazar, no Porto. Talvez seja mais fácil de encontrar se souberem que é no edifício do ICBAS. Volta-se atrás no tempo e revive-se a fantástica década de 60. O ambiente é de paz, descontração e muita alegria... O átrio da faculdade transforma-se numa pista de dança cheia de cor e música bem animada como é típico da época que se pretende reviver. É uma festa académica, das mais badaladas da Universidade do Porto, que retrata na perfeição o espírito icbasiano.
Realiza-se várias vezes no ano: semana de recepção ao caloiro, natal, carnaval, páscoa... e a entrada tem um custo aproximado de 3 euros para alunos do ICBAS e 5 euros para o público em geral, com pré-venda no ICBAS.

(+) festa temática.
(+) ambiente familiar e muito animado, gente simpática.
(+) boa música.
(-) entrada paga e limitada ao espaço disponível.




quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Pipa Velha

Ainda pelo Porto, foi-me apresentado mais um bar. Muito perto do Teatro Carlos Alberto fica situado na Rua das Oliveiras, 75 r/c. É um sítio calmo onde se pode ter uma conversa agradável enquanto se toma um café ou se prova um dos vinhos da casa...
O espaço tem uma decoração rústica com ambiente a meia luz e espaços distintos para fumadores e não-fumadores.
Uma visita não foi suficiente para perceber as rotinas nem se há algum evento ou iguaria particularmente interessante mas vale pelo espaço.

(+) localização.
(+) decoração.
(=) preço.



sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Contagiarte



Sito na Rua de Álvares Cabral, n.º 372, Porto, o Contagiarte é um espaço aberto à cidade e ao mundo. Autodenominado como "espaço de sensibilização, formação e dinâmica culturais" faz juz ao nome. Pertence à Acaro, uma associação cultural sem fins lucrativos e é gerido por esta o que faz deste um espaço cultural por excelência.
Durante a tarde funciona como centro de formação artística com várias modalidades à disposição que vão desde o teatro à formação musical, passando por vários estilos de dança. À noite transforma-se num bar cheio de vida com dois espaços independentes e um jardim que pode ser uma esplanada, uma feira de artesanato ou só um jardim...
Frequentado por pessoas muito diferentes, é um lugar que aproxima o cidadão comum às artes. Organiza vários eventos como festivais temáticos com artistas convidados, concertos, projecções de filmes, exposições, etc. Local de eleição para estudantes, especialmente de Erasmus mas é possível encontrar pessoas de todas as idades, proveniências e ideologias. Aqui não há barreiras!
Neste dia específico, celebrava-se o quinto aniversário do espaço. Foi um dia especialmente movimentado... A banda das fotos é Olive Tree. Muito bom som ;)

(+) eventos culturais todos os dias.
(+) formação.
(+) constantemente inovador.
(+) multicultural.
(=) preços médios.
(-) espaço pequeno para a grande afluência.

website: Contagiarte

Pizza Hut @ GuimarãesShopping

Não há muito para dizer acerca de restaurantes que pertencem a grandes cadeias. Depende muito do gosto de cada um.
Este restaurante em particular situa-se no GuimarãesShopping. Tem umas instalações bastante agradáveis e acolhedoras, pelo menos livres de fumos de tabaco.
Pessoalmente, gosto de destacar na Pizza Hut a qualidade da pizza de massa alta, e a variedade de pizzas que não caem no erro de se tornarem enjoativas.



(+) Qualidade do serviço e das pizzas, típicas de uma cadeia especializada;
(+) Ambiente de não-fumadores (não sei se existem algumas partes do restaurante dedicadas a fumadores);
(=) Tempo de atendimento razoável, dependendo da pizza que se encomendar;
(-) Pizzas podem ser consideradas mais caras que a maioria.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Pancake House

Situado nos famosos "Prédios Amarelos" perto da Universidade do Minho, este pequeno restaurante já existe há pelo menos 8 anos.
É um bom local para quem quer desde massas até crepes ou saladas, sendo frequentado por todo o corpo universitário, desde estudantes a professores.
Os preços são bastante acessíveis, conseguindo-se comer um bom prato com bebida por menos de 5€.



O pessoal é do mais simpático possível, sabendo pelo menos "aturar" brincadeiras de estudantes com que ocasionalmente se deparam..



(+) Preços bastante acessíveis;
(+) Simpatia e qualidade de atendimento;

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pinguim

Mais uma vez na Ribeira do Porto, desta vez num bar já bem conhecido. Fica mesmo ao ladinho da ESAP e é paragem obrigatória para os estudantes do Porto. Numa casa típica encontra-se um ambiente acolhedor com programação cultural e atendimento personalizado.
Ideal para desfrutar da boa música na companhia de bons amigos. Desta vez a escolha recaiu sobre a Sangria. Deliciosa!

(+) programação cultural e quintas-feiras de poesia.
(+) boa música.
(+) bom staff.
(=) preços médios

link

Peter Café Sport

Abriu no passado dia 6 de Dezembro no Cais da Ribeira, no Porto. É um café açoriano com história conhecido pelo gin tónico e tostas mistas.
Situa-se mesmo junto à ponte D. Luís numa pequena casa antiga virada para o rio. A música é agradável e muito variada. De Madredeus a Beatles pode ouvir-se um pouco de tudo. No dia 8 (quando lá estive) ouvia-se CICBAS no primeiro piso mas não contem com isso todos os dias (apesar da sala ter uma boa acústica)...

(+) o gin tónico é bom!
(+) a tosta mista não provei (não estava propriamente com fome) mas tinha muito bom aspecto.
(=) os preços são os praticados na maioria dos estabelecimentos.
(-) O horário de funcionamento não é o ideal (das 10:00 às 23:00)

website: Peter Café Sport

domingo, 7 de dezembro de 2008

CháCaffé

Em plena Av. Dr. Leonardo Coimbra, mesmo no coração da cidade de Felgueiras fica este espaço. É algo entre uma pastelaria e um salão de chá... Frequentado por aquele tipo de pessoas que gostamos de rotular como "felgueirenses", oferece uma grande variedade de bolos e gelados.
Aberto até às 0:00 é óptimo para satisfazer aquela vontade tardia de comer uma sobremesa doce!
É um espaço calmo, iluminado e com um design moderno mas tem pouco a oferecer para além da pastelaria...

(+) os bolos.
(=) os preços.
(-) a monotonia.


sábado, 6 de dezembro de 2008

Biblioteca Café


Frequentado por nós há já vários anos numa rotina quase semanal, sujeitamos este café á primeira analise do blog.

Situado mesmo à frente da Biblioteca Municipal de Felgueiras, nas Portas da Cidade, este café existe há pelo menos 14 anos e é um dos locais mais frequentados de Felgueiras. Lima Pereira, o actual proprietário, foi jogador do Futebol Clube de Felgueiras e é o actual treinador do CAF (Clube Académico de Felgueiras), o que promove o encontro classes administrativas do futebol local e constitui um ponto de encontro para os adeptos deste clube. Podemos ver grande parte destas pessoas neste vídeo que aqui deixamos.
Foi remodelado recentemente, adquirindo umas novas cores, mobilias e ambiente, transformando uma das partes num ambiente mais acolhedor.
É ideal para estar uma ou duas horas com os amigos.

(+) Ambiente calmo e agradável;
(+) Distinção de lugar de fumadores e não fumadores;
(+) Possibilidade de jogar Snooker, damas ou às cartas;
(+) Wi-Fi
(=) Preços praticados em qualquer estabelecimento;
(-) Perde a novidade facilmente;